O Projeto de Arquitetura Residencial é a criação do espírito, documentada através de representação gráfica ou escrita de modo a permitir sua materialização, a ser realizada através de princípios técnicos e científicos, visando à consecução de um objetivo ou meta e adequando-se aos recursos disponíveis e às alternativas que conduzem à viabilidade de sua execução. O projeto é elaborado em processo compositivo que envolve múltiplas variáveis disciplinares, tecnológicas, sociais. A composição exige que a intenção organize, ordene e articule as múltiplas variáveis e suas interações.O processo de aprofundamento das decisões projetuais percorre todas as etapas, em idas e vindas de verificação e de ajustes entre a ideia.
Projeto de Arquitetura de Interiores
O Projeto de Arquitetura de Interiores abrange o campo de atuação profissional da Arquitetura e Urbanismo que consiste na intervenção em ambientes internos ou externos de edificação, definindo a forma de uso do espaço em função de acabamentos, mobiliário, revestimentos e equipamentos, além das interfaces com o espaço construído – mantendo ou não a concepção arquitetônica original –, para adequação às novas necessidades de utilização. Esta intervenção se dá no âmbito espacial; estrutural; das instalações; do condicionamento térmico, acústico e lumínico; da comunicação visual; dos materiais, texturas e cores; e do mobiliário.
Execução, Coordenação e Gerenciamento de Obras
A Execução e coordenação de obra consiste na atividade exercida pelo profissional de arquitetura e urbanismo para verificação da implantação do projeto na obra, visando assegurar que sua execução obedeça fielmente às definições e especificações técnicas nele contidas. Já a atividade de gerenciamento consiste no controle dos aspectos técnicos e econômicos do desenvolvimento de uma obra ou serviço técnico, envolvendo a administração dos contratos e incluindo um rigoroso controle do cronograma físico-financeiro.